
REPORTAGENS
CONTEÚDOS COM LINGUAGEM E ÁNGULO JORNALÍSTICO
Baseado na minha experiência profissional e dentro de um mercado cada vez mais dado a esse serviço, produzo peças jornalísticas de corte independente. Isto é, ofereço serviços de criação de conteúdos audiovisuais jornalísticos, por encomenda e fora das plataformas mediáticas tradicionais.
Tal é o caso do trabalho que desenvolvo para o Boom Festival, ou para o Banco de Portugal. Aquelas empresas que optam por comunicar mensagens de corte jornalístico, solicitam e acompanham o serviço até a fase da publicação, nos seus feeds de notícias.
Estes conteúdos vêm a ser a voz de expressão destas marcas e instituições. O cliente, junto da minha equipa, determina a linha jornalística com base numa linha editorial. Executa-se assim, a investigação, redação, produção, e nalguns casos, a publicação destes conteúdos. Somos uma equipa, parte do Departamento de Comunicação do cliente; de forma independente, outsourcing, embora ao serviço do mesmo.
Por outro lado, produzo como colaborador regular outras publicações em empresas mediáticas do jornalísmo audiovisual. Neste processo integro-me como parte de uma equipa. Quer na área de gestão do conteúdo ou quer no processo técnico da produção audiovisual, desenvolvo reportagens, despatches, e outras peças sobre eventos ou fatos e situações de interesse mediático. Tal é o caso das colaborações que tenho vindo a realizar para o Serviço Hispano BBC Mundo, em Portugal, e para o grupo árabe Aj Jazeera e Be In Sports, em países como Jordânia, Brasil, Arabia Saudita, Qatar e Inglaterra.
O trabalho jornalístico é, em si próprio, um exercício intelectual com uma dinâmica muito particular, crítica e incisiva. O meu compromiso é asumido assim, além da técnica, com todo o sentido ético baseado na formação especializada e a experiência adquirida.






